O projeto Onça Puma envolve a exploração de uma das maiores reservas de níquel do mundo. Os empregos diretos e indiretos a serem gerados durante a operação serão mais de 3.000. As comunidades hospedeiras de Ourilândia do Norte e Tucumã no sul do Pará possuem atualmente uma população de aproximadamente 15.000 habitantes.
A JGP foi envolvida no projeto pelo empreendedor inicial (CANICO do Canadá) para produzir um conjunto abrangente de programas de desenvolvimento social e comunitário compatíveis com os Princípios do Equador. A preocupação da CANICO era não somente cumprir as exigências das instituições financeiras responsáveis pela estruturação do financiamento, mas também assegurar que os benefícios para as comunidades hospedeiras fossem maximizados e eventuais impactos sociais indiretos minimizados.
A JGP estruturou um Plano de Ação Social para ajudar as comunidades de Ourilândia e Tucumã a suprir as demandas adicionais de habitação, infra-estrutura urbana, saúde e educação, assim como outras demandas sociais a serem geradas pelo projeto. Foram propostos programas de treinamento da mão-de-obra local e desenvolvimento de fornecedores locais. Uma série de estratégias voltadas ao gerenciamento e controle dos fluxos migratórios foi proposta e foi objeto de ampla consulta local.
Posteriormente, a JGP assessorou o atual proprietário do projeto Onça Puma (Companhia Vale do Rio Doce - CVRD) na implementação do Plano de Ação Social.