> Sistema de gestão ambiental de complexo agroindustrial e logístico de soja e óleo vegetal nos estados do Mato Grosso e Amazonas
O Grupo Andre Maggi é o maior produtor mundial de soja, com área plantada que supera os 160.000 hectares. O Grupo também atua no beneficiamento e comercialização de soja de terceiros e é um player importante no mercado internacional de soja. Suas operações incluem o pré-financiamento a mais de 600 produtores dos estados do Mato Grosso e Rondônia. Também incluem duas plantas de processamento de óleo vegetal assim como mais de 40 armazéns. Mais de 2.5 milhões de toneladas são exportadas todo ano pelo Grupo que conta com uma infraestrutura logística multi-modal, incluindo uma empresa de navegação fluvial que opera na hidrovia do Rio Madeira e instalações portuárias em Porto Velho (Rondônia) e em Itacoatiara no Rio Amazonas. O IFC concedeu dois empréstimos ao Grupo Andre Maggi. Desde 2002 a JGP vem assessorando o grupo no desenvolvimento do seu Sistema de Gestão Ambiental, Social e de Saúde e Segurança (ESHSMS) numa base quase contínua. O trabalho inicial incluiu uma auditoria ambiental e de saúde e segurança em todas as fazendas e instalações. Com base nessa auditoria foi desenhado um ESHSMS integrado, levando à aprovação do primeiro empréstimo do IFC.
Posteriormente a JGP detalhou o ESHSMS e ajudou na sua implementação. Como parte do processo, desenvolveu um padrão de Boas Práticas Agrícolas (GAP) para as fazendas de soja, bem como procedimentos de gestão ambiental e de saúde e segurança para todas as instalações.
Complementarmente, foi desenvolvido um procedimento de triagem ambiental dos produtores pré-financiados, com o propósito de assegurar que as fazendas de terceiros financiadas pela companhia estejam agindo conforme a legislação ambiental e não estejam contribuindo para o desmatamento ilegal da Amazônia. Um Programa de Boas Práticas Agrícolas (GAP) vem sendo implementado junto a esses produtores.
Atualmente a JGP está auxiliando o Grupo André Maggi no processo de Certificação ISO 14.001 das principais fazendas e instalações industriais, atendendo a recomendações formulados pelo IFC quando da concessão do segundo empréstimo. |