tel: 11 5546.0733 São Paulo SP Brasil
HOME PORTUGUÊS ENGLISH ESPAÑOL PESQUISAR

Avaliação de Áreas Contaminadas

Avaliações de contaminação são continuamente requisitadas por clientes da JGP para propriedades que contam com instalações industriais ou comerciais, ou nas quais tais tipos de atividade foi desenvolvida no passado. Em alguns casos, avaliações de contaminação são requisitadas para áreas não desenvolvidas. O enfoque da JGP vai além da orientação do ASTM para a Fase I e II da investigação e para a proposição de ações corretivas baseadas no conceito de risco.


As investigações de contaminação geralmente são iniciadas com um esforço de planejamento conjunto envolvendo o cliente e outras partes interessadas, conforme necessário. As exigências do cliente, os riscos críticos associados aos usos planejados e os objetivos de remediação são fixados claramente segundo pertinente. Em áreas de grande porte, o seqüenciamento da investigação em etapas é freqüentemente necessário para atender ao cronograma do cliente.

Paralelamente à investigação, as exigências da agência ambiental responsável são consultadas, tanto no que diz respeito ao nível de aprofundamento da investigação requerida quanto no relativo aos procedimentos de licenciamento da utilização pretendida para a área.

Já que as avaliações contaminação são freqüentemente requisitadas no contexto de operações que envolvem a transferência de ativos (aquisições, fusões, outras), o foco do serviços prestados pela JGP está no fornecimento oportuno das informações pertinentes. A cada estágio do processo de investigação, apresentam-se estimativas progressivamente mais precisas das limitações de uso da propriedade e dos prováveis custos e cronograma de eventuais medidas de remediação. Os serviços são planejados visando a minimização de incertezas da forma mais rápida possível.

Gerenciamento de Passivos Ambientais

Inventários de Passivos Ambientais foram realizados pela JGP para uma grande variedade de clientes industriais ou imobiliários com múltiplas instalações / propriedades. Serviços similares foram prestados para empresas concessionárias de rodovias e linhas de transmissão.

Neste contexto, consideram-se Passivos Ambientais todas as situações de degradação, assim como aquelas que geram risco de impacto, incluindo não somente problemas de contaminação, mas também problemas de erosão, assoreamento de cursos d’água, encostas instáveis, áreas inundáveis e outras similares. Também são enquadradas como Passivos Ambientais todas as situações de não-conformidade com a legislação ambiental, podendo incluir falta de vegetação ciliar em áreas de preservação, emissão de ruído acima do padrão legal, efluentes fora do padrão, etc. Em muitos casos (particularmente no caso de concessionárias de infra-estrutura), os passivos podem resultar de ações de terceiros (população adjacente).

Inventários de Passivos Ambientais podem incluir uma longa lista de problemas exigindo um programa multi-anual de recuperação e/ou estabilização. A JGP tem assistido diversos clientes na elaboração de Planos de Gerenciamento de Passivos Ambientais. Esses serviços usualmente incluem o planejamento de obras emergenciais, a elaboração de Projetos de Recuperação de Áreas Degradadas e/ou Projetos de Remediação, a preparação e implementação de rotinas de monitoramento, a elaboração de orçamentos anuais, consultas junto às autoridades regulatórias e outras partes interessadas, e a operacionalização de rotinas de documentação e produção de relatórios.

Auditoria Ambiental e de Saúde e Segurança

Auditorias de conformidade ambiental e de saúde e segurança foram realizadas pela JGP em diversas instalações industriais, assim como em projetos em construção. Essas auditorias podem ser pautadas nos padrões ambientais e de saúde e segurança constantes na legislação local, ou alternativamente em padrões do próprio cliente ou de instituição financeira. As auditorias iniciam-se com um inventário de toda a legislação ou outra normatividade pertinente, estabelecendo-se a sua aplicabilidade a cada tipo de instalação ou atividade. A partir dessa base, estabelecem-se rotinas formais de inspeção abrangendo todas as instalações, atividades e evidências documentais pertinentes.

Na inspeção de instalações, verifica-se conformidade com códigos de construção, condicionantes de licenças ambientais, exigências sanitárias, exigências relativas ao ambiente de trabalho, dispositivos para redução de risco ocupacional e dispositivos contra incêndios, dentre outros aspectos. Na inspeção de atividades operacionais, verifica-se a eficácia das medidas de controle ambiental de cada atividade, assim como a observância das rotinas aplicáveis de trabalho seguro. A revisão de documentação inclui minimamente todas as licenças e autorizações necessárias, todos os planos e procedimentos escritos de meio ambiente, saúde e segurança e evidências da sua observância, e os dados de monitoramento de efluentes, emissões e resíduos.

O produto final das Auditorias Ambientais e de Saúde e Segurança é um atestado de conformidade, ou alternativamente um conjunto de recomendações para ação corretiva com relação a instalações, procedimentos operacionais, ou sistemas de registro e documentação.
JGP Consultoria e Participações Ltda. TEL: 11 5546.0733 Design: M.Peri Design      Sistema: Construnet