tel: 11 5546.0733 São Paulo SP Brasil
HOME PORTUGUÊS ENGLISH ESPAÑOL PESQUISAR


A JGP tem sido responsável pelo licenciamento ambiental de mais de 60 projetos de desenvolvimento urbano que representam mais de 300 milhões de metros quadrados. Esses projetos estão distribuídos nos estados de São Paulo, Bahia, Goiás, Paraná e Rio Grande do Sul. A população de projeto desses empreendimentos excede, cumulativamente, a 600.000 pessoas.

Na maior parte dos casos, trata-se de loteamentos residenciais, que frequentemente inclui infraestrutura social e equipamentos de lazer. Diversos projetos de Uso Misto e Distritos Industriais também foram licenciados.

Usualmente, os projetos urbanísticos licenciados pela JGP ocupam entre 80 e 300 hectares. No entanto, alguns projetos são significativamente maiores, como o projeto Quinta da Baroneza em Bragança Paulista (Estado de São Paulo), que ocupa uma área de 900 hectares (ver Projetos de Referência).

Os serviços de licenciamento concluídos pela JGP para projetos de desenvolvimento urbano incluem a elaboração de Estudos de Impacto Ambiental (EIA) para mais de 30 projetos. Como parte do processo de licenciamento, a JGP é normalmente contratada para coordenar os procedimentos de obtenção de todas as autorizações necessárias, que podem envolver secretarias municipais de planejamento, concessionárias de abastecimento de água e outras entidades.

A JGP tem realizado serviços de gerenciamento e monitoramento ambiental das obras de construção para a maioria dos projetos. Isso geralmente inclui o desenvolvimento e apresentação de relatórios de acompanhamento aos órgãos ambientais e a obtenção de alguma forma de aprovação ambiental formal após a conclusão da infraestrutura do projeto. Os planos de gestão ambiental normalmente incluem algum tipo de controle sobre a construção em lotes individuais e a JGP tem sido frequentemente contratada para apoiar nesse processo.

Outros programas de monitoramento frequentemente executados pela JGP em projetos de desenvolvimento urbano inclui monitoramento da qualidade da água, monitoramento de ruído, monitoramento de fauna (em projetos próximos a florestas nativas) e monitoramento de reflorestamento e paisagismo.

Nos projetos que incluem grandes áreas de mata nativa preservada, a JGP tem desenvolvido Planos de manejo florestal com o propósito de garantir a preservação de habitats de fauna e controlar a  utilização pelos futuros residentes. Em muitos casos foram criadas Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) legalmente instituídas.

Nos projetos urbanísticos nos quais participa, a JGP interfere ativamente no processo de planejamento e elaboração do Plano Diretor e subsequente detalhamento dos planos urbanísticos. Usualmente, a JGP realiza a caracterização ambiental detalhada e o mapeamento das restrições ambientais e legais incidentes antes que a empresa urbanista seja envolvida. A interação com a empresa projetista permanece contínua durante todo o ciclo de planejamento do projeto.

A equipe da JGP inclui urbanistas e arquitetos e, em muitos casos, a JGP tem sido responsável também pela elaboração de Planos Diretores e desenvolvimento dos projetos executivos de urbanização.

Avaliações ambientais preliminares e mapeamento das restrições legais e ambientais tem sido concluídos pela JGP para uma ampla variedade de propriedades. Esses serviços são geralmente contratados no âmbito de transações imobiliárias ou para subsidiar estudos de viabilidade econômica para compradores/vendedores imobiliários.

Ver a lista completa de projetos desenvolvidos na Zona de Acesso Restrito
JGP Consultoria e Participações Ltda. TEL: 11 5546.0733 Design: M.Peri Design      Sistema: Construnet