tel: 11 5546.0733 São Paulo SP Brasil
HOME PORTUGUÊS ENGLISH ESPAÑOL PESQUISAR


A JGP foi responsável pelos estudos de impacto ambiental e/ou avaliações de diligencia prévia (due diligence) de importantes projetos de desenvolvimento de recursos hídricos, incluindo projetos de abastecimento de água, tratamento de efluentes, controle de inundações, irrigação e outros.

Como parte dos planos de controle de inundação da Região Metropolitana de São Paulo, o rio Tietê foi aprofundado e alargado numa extensão de quase 60 km. A Fase I deste projeto, que incluiu 14 km de dragagem, foi a mais complexa, e a equipe da JGP foi responsável pelo Estudo de Impacto Ambiental (EIA). Os aspectos mais críticos incluíram a habilitação de bota-foras para material dragado, o licenciamento de aterros especiais para disposição de sedimentos contaminados, o detalhamento de procedimentos de controle para desmonte subaquático com explosivos em área margeada por vias de tráfego intenso. Os serviços prestados pela JGP nesse projeto também incluíram o controle e monitoramento ambiental das obras.

Outro importante EIA elaborado pela JGP foi do Sistema Produtor Alto Tietê (SPAT) para reforço do abastecimento de água da Grande São Paulo. Esse projeto incluiu a construção de dois novos reservatórios de abastecimento e a expansão de um terceiro, bem como 20 km de canais ligando esses reservatórios e dois outros já existentes ao local da futura planta de tratamento de água. O projeto visava garantir 9 m3/seg adicionais de água para a Região Metropolitana de São Paulo.

Avaliações socioambientais de diligencia prévia (due diligence) para instituições financeiras foram conduzidas pela JGP para o projeto de irrigação Olmos, no norte do Peru e para o sistema de irrigação Remigio Rojas, no Panamá.

Uma grande diversidade de projetos de canalização e/ou retificação de rios foram licenciados pela JGP como parte de projetos de rodovias e/ou empreendimentos de desenvolvimento urbano ou, ainda, de sistemas de controle de inundações. Dentre os principais, destacam-se a canalização do Rio Carapicuíba em São Paulo e do Rio Mato Dentro em Campinas.

A construção de reservatórios de abastecimento, plantas de tratamento de água e estações de tratamento de afluentes, é parte integrante de quase todos os projetos de desenvolvimento urbano licenciados pelas JGP (ver setores – Desenvolvimento Urbano).

Ver a lista completa de projetos desenvolvidos na Zona de Acesso Restrito
JGP Consultoria e Participações Ltda. TEL: 11 5546.0733 Design: M.Peri Design      Sistema: Construnet