|
Due Diligence Sócio-Ambiental
As avaliações sócio-ambientais de diligência prévia (Due Diligence) constituem passo prévio indispensável em qualquer transação envolvendo a transferência de ativos, fusões e aquisições ou operações de financiamento de projetos.
A JGP tem atuado como consultor ambiental e social do agente financeiro (principalmente o BID e/ou o IFC) no processo de contratação de financiamento para uma grande quantidade de empreendimentos no Brasil e em outros países da América Latina e da África.
Esses serviços exigem a estruturação de uma equipe multidisciplinar para avaliar os impactos ambientais e sociais de projetos específicos e/ou programas de investimento para os quais recursos são requisitados. Uma inspeção extensiva das áreas passíveis de afetação direta pelos projetos, assim como a revisão metódica da documentação técnica e legal e consultas seletivas junto a partes interessadas, constituem aspectos críticos do processo de diligência prévia. A coerência dos Estudos de Impacto e suficiência das medidas de mitigação e gestão propostas para controlar os mesmos, pode então ser avaliada para verificação de conformidade com as políticas e diretrizes da Instituição Financeira, propondo-se estratégias de ajuste segundo pertinente.
Complementarmente, avaliam-se os Sistemas de Gestão Ambiental, Social e de Saúde e Segurança da entidade/empresa proponente do projeto, assim como os Planos de Contingência para atendimento a emergências. Os antecedentes ambientais e sociais do proponente são também levados em consideração, no contexto da avaliação de riscos reputacionais da operação para a Instituição Financeira.
Quando o projeto envolve áreas potencialmente contaminadas ou com operações ativas que representem um risco ambiental, são conduzidas investigações complementares para a identificação de passivos (ver Serviços – Avaliação de Passivos Ambientais).
Um Plano de Ação Corretiva para corrigir aspectos específicos do projeto proposto e/ou para complementar os Sistemas de Gestão Ambiental e Social do proponente, é geralmente um subproduto da diligência prévia Sócio-Ambiental.
Em alguns projetos, os serviços da JGP são contratados para execução integral das avaliações sócio-ambientais de diligência prévia. Em outros, o envolvimento da JGP é limitado a aspectos específicos da avaliação.
A experiência da empresa inclui a atuação como consultor ambiental e social do agente financeiro em mais de 20 projetos de Instituições Financeiras Multilaterais, incluindo tanto projetos de infraestrutura quanto empreendimentos industriais e agropecuários.
Avaliações sócio-ambientais de projetos de infraestrutura incluíram companhias de telecomunicações (Brasil e Nicarágua), companhias de distribuição de eletricidade (Brasil e Peru), concessionárias de rodovias (Brasil, Chile, Peru e México), projetos urbanos de transporte público (Brasil e Venezuela), um projeto de irrigação (Peru) e uma companhia de desenvolvimento urbano (Angola).
Projetos industriais e de empresas do setor de agro-negócios incluíram fábricas de cosméticos, usinas de açúcar e álcool, plantas de óleo vegetal, plantações de soja, plantações de eucalipto, produtores de carvão vegetal e cooperativas de produção de laticínios. Em diversos casos, as avaliações incluíram a cadeia de fornecimento.
Os serviços de avaliação da JGP também foram contratados por compradores e/ou vendedores em diversas transações envolvendo a transferência de ativos em projetos de geração de energia e complexos industriais. Mais de 15 projetos de hidroelétricas foram avaliados para compradores em potencial. Isso incluiu projetos de grande porte (mais de 1,000 MW), bem como algumas usinas menores (menos de 10 MW). Muitos complexos industriais em operação passaram por auditorias sócio-ambientais. Houve também a avaliação de áreas degradadas para vários clientes industriais e imobiliários.
Como resultado da experiência acima descrita, a JGP está plenamente familiarizada com as Políticas, Diretrizes e Guias de Boas Práticas Ambientais e Sociais do IFC, BID e outras instituições financeiras.
Avaliações de Conformidade com os Princípios do Equador
A JGP tem auxiliado seus clientes com a preparação dos documentos ambientais e sociais necessários pra preencher as exigências das instituições financeiras que endossaram os Princípios do Equador.
O escopo desses serviços varia substancialmente dependendo do tipo de projeto para o qual os recursos são requisitados. Geralmente inclui uma revisão crítica dos Estudos de Impacto Ambiental e uma avaliação dos impactos sociais e ambientais das operações correntes do proponente. Avaliações complementares são desenvolvidas segundo necessário. Os procedimentos e Sistemas de Gestão Ambiental e Social do proponente também são verificados e melhorias são propostas conforme necessário.
Análise Ambiental de Operações Imobiliárias
Avaliações de diligência prévia sócio-ambiental no contexto de transações imobiliárias podem envolver levantamentos de passivos ambientais, análises de risco e consultas a partes interessadas. Diagnósticos ambientais detalhados das propriedades em negociação são geralmente um aspecto necessário das avaliações e fornecem a base para o mapeamento das restrições ambientais e legais e a quantificação do potencial de desenvolvimento na área.
Os serviços da JGP tem sido contratados para avaliações ambientais de propriedades em uma ampla variedade de operações. Levantamentos ambientais detalhados e mapeamentos de restrições ambientais foram realizados em propriedades que totalizam mais de 10,000 hectares.
|
|
|
|