|
A experiência da JGP na área de petróleo e gás inclui vários projetos que hoje são referencia no Brasil e Peru, e inclui atividades de exploração / extração (upstream), gasodutos e oleodutos, e instalações industriais associadas (downstream).

No Brasil, foi desenvolvido um EIA para uma refinaria na costa nordeste do país para produzir 250.000 barris por dia. A JGP também apoiou o processo de diligência prévia socioambiental das entidades financeiras para um projeto de exploração de petróleo de 21 blocos na Região Amazônica, o que incluiu o desenvolvimento de parte dos Planos de Gestão Ambiental e Social para a etapa de exploração.
Estudos de Impacto Ambiental (EIA) executados pela JGP incluem um gasoduto que une áreas offshore com o centro industrial de São Paulo. Também foram obtidas as licenças ambientais para a infraestrutura de eletrificação de estações de bombeamento de oleodutos no Vale do Rio Paraíba do Sul (estado de São Paulo). Vários projetos industriais e/ou centrais termoelétricas incluíram oleodutos ou gasodutos que foram objeto de diligências prévias socioambientais em apoio às entidades financeiras. Dentre esses projetos inclui-se o Sistema LOGUM que compreende mais de 1.300 km de dutos de etanol. A JGP também realizou estudos de alternativas de traçado para diversos projetos.
A experiência da JGP com plantas químicas e industriais vinculadas a complexos petroquímicos inclui a maior planta de negro de fumo no Brasil, assim como plantas de CO2, P2O5, ácido sulfúrico e outras instalações. A JGP também participou do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental de uma mina de fosfato e complexo industrial associado, na bacia do Rio Amazonas. Avaliações de due diligence ambiental - Fase 1 de centros de armazenamento, distribuição e estações de abastecimento de combustível foram realizadas em apoio a um processo de aquisição envolvendo uma grande empresa de distribuição de combustível. No Peru, a JGP foi responsável pelo monitoramento socioambiental independente em representação às entidades financeiras no projeto Peru LNG, durante a construção e o primeiro ano de operações. O projeto incluiu uma planta de GLP e terminal marítimo em Melchorita e, ainda, um gasoduto transandino de 408 km para transportar gás até a costa do Pacífico, cruzando os Andes nas regiões de Ayacucho e Huancavelica, chegando a mais de 4.700 m de altitude. O projeto também contemplou as atividades de produção de gás a montante nos Blocos 56 e 88.
Também no Peru, foi realizada uma avaliação de conformidade ( gap analysis) com os Princípios do Equador do projeto Gasoducto Sur Peruano (1.100 km). Além disso, foram concluídos os estudos de linha base ambiental e social para um trecho de 107 km deste gasoduto na região de Apurimac. Ver a lista completa de projetos desenvolvidos na Zona de Acesso Restrito. |
|
|
 |