|
Estudos de planejamento ambiental foram desenvolvidos pela JGP em uma ampla variedade de contextos.
Como responsável pelas avaliações de impacto ambiental e licenciamento de cerca de 30 projetos de desenvolvimento urbano totalizando mais de 45 milhões de metros quadrados, a empresa tem influenciado o planejamento urbano de áreas com uma população de projeto estimada de mais de 400.000 pessoas.

A JGP também foi responsável pela elaboração de Planos de Manejo para diversas Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) e outras áreas preservadas de domínio privado. Esses Planos de Manejo são baseados em levantamentos ambientais detalhados, incluindo inventários de fauna e flora, e concluem com uma proposta de zoneamento ambiental e um conjunto de regulamentos para disciplinar os usos e atividades admissíveis em cada zona.
Para a concessionária de abastecimento d’água da cidade de Campo Grande (MS), foi desenvolvido o Plano de Manejo da zona de proteção do manancial. Esse Plano de Manejo se constituirá na regulamentação da Área de Proteção Ambiental (APA) legalmente instituída para proteger o manancial público. A sua elaboração exigiu diagnósticos ambientais detalhados, com destaque para a análise do regime de aporte de sedimentos da bacia, em função da gravidade dos problemas de assoreamento do reservatório da captação. Os serviços da JGP incluíram também a condução dos procedimentos de consulta pública legalmente requeridos.

Serviços de planejamento ambiental desenvolvidos para o setor público incluíram assessoria à Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo na elaboração do zoneamento costeiro, bem como a assistência à diversos governos municipais com a produção de Planos Diretores, incluindo detalhamento do zoneamento urbano e dos regulamentos legais de uso e ocupação do solo.
Os serviços de planejamento para o setor público incluíram também o detalhamento dos aspectos ambientais para os Planos de Transporte Metropolitano das cidades do Rio de Janeiro e Puebla (México). |
|
|
 |